Centro de distribuição terceirizado: saiba as vantagens para sua empresa

centro de distribuição terceirizado

Quando falamos em logística, ainda é comum que muitas empresas optem por ter um centro de distribuição próprio, realizando internamente todos os processos da área, desde a armazenagem até a entrega dos produtos ao consumidor final. Apesar de parecer a melhor opção em um primeiro momento, o centro de distribuição terceirizado pode representar vantagens competitivas no cenário empresarial.

Para se ter uma ideia, em 2015, cerca de 12% da receita das empresas foi consumida com despesas de transportes e armazenagem, segundo pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral. Para empresas com faturamento entre R$ 500 milhões e R$ 1 bilhão, os custos com logística cresceram 30%.

Esses dados mostram que é preciso apostar em estratégias que tragam redução de custos e vantagens competitivas para as empresas. Por isso, nem sempre manter um centro de armazenamento próprio é a melhor opção para seu negócio. Uma boa alternativa, que vem crescendo e se tornando tendência no mercado, são os centros de distribuição terceirizados, adotados por empresas de diversos portes e segmentos. 

Quais as vantagens do centro de distribuição terceirizado?

Quando pensada  e planejada de forma estratégica, a terceirização do centro de distribuição de sua empresa pode trazer vantagens significativas para seu negócio. Dentre as principais, podemos destacar:

Redução de custos

A redução de custos pode ser considerada a principal vantagem em se tratando da terceirização do centro de distribuição, principalmente para pequenas empresas ou negócio que estão começando agora no mercado e não possuem capital para arcar com um centro próprio.

Centros de distribuição terceirizados contam com profissionais altamente qualificados e especializados nessa área de atuação, garantindo que você maximize sua capacidade efetiva, já que a eficiência na armazenagem é um dos pontos fortes desse tipo de serviço. Com profissionais terceirizados, ainda é possível reduzir gastos com folhas de pagamento.

Além da redução de custos operacionais e com mão de obra, contar com um centro de distribuição terceirizado reduz riscos e preocupações com controle e movimentação de estoque, garantindo mais eficiência e agilidade nos processos logísticos de sua empresa.

Aproveitamento de know-how

Para empresas que estão começando, a experiência de profissionais terceirizados pode fazer toda a diferença para a operação logística em um centro de distribuição. Como são especialistas na área, a expertise e o know-how que possuem contribuem para adotar as melhores práticas de armazenagem para as mercadorias e produtos de sua empresa.

Como cada empresa precisa de um tipo de estocagem, os centros de distribuição terceirizados permitem diferentes tipos de armazenagem e manuseio, assegurando as melhores práticas para sua empresa por meio de uma equipe qualificada e capacitada para realizar essas funções. Dessa forma, sua empresa pode corrigir falhas e otimizar diversos processos.

Utilização de equipamentos adequados

Além do know-how dos profissionais, um centro de distribuição terceirizado conta com equipamentos específicos para armazenagem e transporte de produtos. Mais uma vez, isso pode facilitar o trabalho da sua empresa, reduzindo custos com aquisição e manutenção desses itens.

A utilização de equipamentos adequados garante que todos os produtos recebam os devidos cuidados desde o momento em que chegam até o centro de distribuição até o momento em que saem para entrega. Como resultado, é possível reduzir erros e evitar prejuízos materiais. 

Foco no core business

Apesar de ser um processo necessário, a armazenagem de produtos não é o foco do core business de sua empresa. Quando você precisa realizar essa tarefa internamente, os processos envolvidos podem demandar um tempo desnecessário que poderia estar sendo melhor aproveitado para focar em questões que estejam diretamente relacionadas a principal atividade de sua empresa.

Nesse sentido, contar com um centro de distribuição permite que você delegue a armazenagem a terceiros, reduzindo o tempo necessário e garantindo maior produtividade à sua empresa, além de possibilitar dedicação total à atividade central de seu negócio. Consequentemente, o foco no core business permite que as empresas ganhem maior competitividade e se destaquem em seu segmento de atuação. 

Quando optar por um centro de distribuição terceirizado?

Para ter certeza que a terceirização de seu centro de distribuição é a melhor opção para seu negócio, o primeiro passo é realizar uma análise completa de toda a logística de sua empresa. Além do cenário atual, é importante fazer projeções futuras que vão ditar para onde se encaminha toda a operação logística da empresa. 

Alguns questionamentos podem te ajudar nessa missão: Minha empresa possui gastos excessivos com armazenagem? Tenho a estrutura e equipamentos adequados? O espaço e a equipe conseguirá acompanhar o crescimento das demandas? Enfim, ter a resposta para essas e outras perguntas podem ajudar os gestores a decidirem qual é o melhor momento para optar por um centro de distribuição terceirizado.

Antes de optar pela escolha da empresa, procure conhecer seu histórico no mercado, analise sua estrutura, conheça as qualificações da equipe e alinhe os resultados e objetivos esperados. Tudo isso é importante para que você saiba como a estocagem de seus produtos vai ser administrada, garantindo que você obtenha todas as vantagens citadas acima.

Quer saber como podemos ajudar e otimizar a armazenagem dos produtos de sua empresa? Entre em contato e vamos bater um papo sem compromisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *