Supply chain: saiba como aumentar a competitividade de sua empresa

supply chain

O sucesso de uma cadeia logística está diretamente ligado às boas práticas de supply chain, uma tendência no setor logística que tem sido adotada por inúmeras empresas como forma de integrar e otimizar processos para aumentar a lucratividade do negócio. Apesar das vantagens, muitas empresas ainda não tem processos de supply chain bem elaborados, o que pode comprometer sua competitividade no mercado.

Imagine a seguinte situação: o cliente vai até uma loja física e solicita um determinado produto. O atendente diz que o produto não está disponível em estoque. Agora, imagine uma compra online: o cliente acessa o e-commerce da empresa e vê que o produto que desejava está indisponível ou realiza a compra, mas o prazo de entrega é extrapolado porque a empresa não tinha o produto disponível naquele momento.

O que acontece nesses casos? Muito provavelmente, o cliente vai fechar negócio com um concorrente nas próximas compras. É nesse cenário que as boas práticas de supply chain podem fazer diferença em seu negócio e garantir a satisfação do consumidor final. Continue a leitura e saiba como o supply chain pode melhorar os resultados de sua empresa!

Afinal, o que é supply chain?

Supply chain é um termo em inglês que significa “cadeia de suprimentos”. Trata-se de todos os processos da empresa que vão desde a fabricação até a venda do produto para o consumidor final. O grande objetivo da cadeia de suprimentos é interligar todas as atividades e demandas envolvidas na produção de um determinado produto para que o consumidor seja atendido de maneira ágil e eficiente, suprindo suas demandas e necessidades.

Em outras palavras, o supply chain representa todas as atividades de compra dos insumos ou produtos, transporte, armazenamento, transformação, embalagem, gerenciamento interno, venda e distribuição aos clientes. Para que tudo isso seja cumprido com eficácia, é preciso que haja uma integração efetiva entre empresas e profissionais envolvidos no processo.

Quais são as vantagens para as empresas?

Adotar as práticas de supply chain pode trazer resultados positivos para todas as áreas da empresa. Com maior controle sobre os processos, é possível garantir diversas vantagens para os negócios. Confira as principais:

• Aprimoramento dos serviços
  • Redução de custos operacionais
  • Qualidade nos produtos e serviços oferecidos
  • Redução de estoque
  • Aumento da receita
  • Satisfação do consumidor final
  • Maior competitividade

Qual a relação entre logística e supply chain?

Ainda é comum pensar que logística e supply chain é a mesma coisa, mas os termos possuem uma distinção clara entre si. A logística está relacionada às atividades de gestão de estoque, envolvendo alocação das mercadorias, separação e expedição, movimentação de cargas, etc. Ou seja, são os processos operacionais necessários para que a carga seja entregue ao consumidor.

Já o supply chain engloba as instituições necessárias para se cumprir o papel da logística, envolvendo fornecedores, varejistas, transportadoras e centros de distribuição, por exemplo. Apesar de possuírem distinções, a logística e o supply chain estão diretamente ligados. Ao passo que a logística concentra seus esforços no transporte da mercadoria e em todo o suporte para que isso ocorra, o supply chain tem uma visão mais ampla, planejando todo o fluxo do produto e sua relação com o negócio e os clientes.

A logística tem um papel fundamental dentro da cadeia de suprimentos. Afinal, a gestão de supply chain necessita que os produtos cheguem no prazo, nas condições, na quantidade e no endereço combinados. Assim, podemos afirmar que, se houver falhas na logística, o supply chain será  diretamente impactada.

Por isso, é preciso garantir uma visão sistêmica de todas as etapas e como elas estão relacionadas. Desde os fornecedores até a entrega do produto ao consumidor final, tudo precisa estar integrado e alinhado para garantir a qualidade das vendas, que é o grande objetivo de todo o processo.

Como melhorar o supply chain em sua empresa?

O primeiro passo é saber que todos os processos do supply chain devem girar em torno das das necessidades dos clientes. O foco deve estar sempre em garantir a satisfação do consumidor final por meio da integração de processos e otimização dos métodos de trabalho.

Nesse sentido, é preciso buscar um maior alinhamento entre as empresas integrantes da cadeia de suprimentos. A transição para um sistema integrado requer mudanças importantes na cultura, no desenvolvimento das atividades e na criação de procedimentos de trabalho para obter os resultados esperados. Por isso, é importante contar com um departamento ou profissional específico para cuidar da gestão das atividades internas e externas.

É necessário, também, desenvolver equipes focadas no atendimento dos clientes e suas demandas. Esses colaboradores se tornam facilitadores do contato entre clientes e fornecedores, identificando requisições e problemas para, então, encontrar as soluções adequadas. Além disso, é válido investir na melhoria da comunicação entre pessoas, setores e empresas, visto que obter informações relevantes em tempo hábil é a chave para o sucesso nos resultados.

Todo esse processo pode se dar de diversas maneiras, dependendo do segmento e modelo de negócios da empresa. De forma geral, o supply chain deve se estruturar da seguinte forma:

• Planejamento de compras com base na previsão de oferta e demanda
  • Homologação e cotação de fornecedores de produtos e/ou matéria-prima
  • Fabricação do produto
  • Estocagem do produto
  • Venda e entrega
  • Devolução e troca do produto (se o cliente exigir)
  • Coleta de avaliações ou feedbacks por meio de canais de atendimento, visando o aprimoramento dos processos

Gostou do nosso conteúdo? Continue nos acompanhando nas redes sociais para ficar por dentro de nossas novidades!