Os galpões logísticos são grandes aliados para otimizar as operações de estoque, armazenamento e distribuição de insumos e mercadorias de grandes empresas. Para garantir todos os benefícios que eles podem proporcionar, é importante conhecer os modelos de galpão e escolher aquele que mais se adequa às necessidades do seu negócio.
Os galpões podem variar quanto ao material utilizado na estrutura, tipos de cobertura, modelos de formato, dentre outros fatores. Cada uma dessas características pode ser mais favorável para um determinado segmento de atuação ou necessidades de armazenamento, fazendo uma grande diferença para o sucesso das operações.
Para escolher o galpão ideal, é preciso conhecer as particularidades de cada modelo e levar em conta alguns critérios que fazem toda a diferença para a logística. Continue a leitura e saiba mais!
Quais são os principais modelos de galpão?
Para atender a diferentes demandas e necessidades das mais variadas indústrias e empresas, existe uma série de tipos de galpão que podem ser utilizados para otimizar os processos logísticos. Conheça os principais!
Galpão shed
O galpão shed possui vãos simples ou múltiplos em sua cobertura, apresentando fendas ou aberturas que proporcionam melhor iluminação e ventilação natural ao espaço interno. Como reduz a umidade e o calor dentro do local, esse modelo de galpão é indicado para empresas que possuem produtos que sofrem danos facilmente devido a intempéries.
Além disso, pode beneficiar empresas e indústrias que necessitam de uma grande área para armazenagem, já que esse tipo de galpão costuma ter grandes extensões longitudinais e transversais.
Galpão piramidal
Feito com tendas tensionadas, que simulam o formato de uma pirâmide, esse tipo de galpão é relativamente pequeno, apresentando uma área total que varia de 25 a 225 m². A estrutura interna é construída por sistemas tubulares e chapas de ferro.
A montagem desse modelo é bastante rápida, porém é mais frágil se comparada à maioria dos outros modelos. Pode ser uma opção interessante para empresas que precisam de espaço pequeno para armazenagem. Também é um modelo recomendado para eventos e mostra de produtos, já que possui uma área limitada e uma estrutura não tão resistente quanto outros tipos de galpões.
Galpão com uma ou duas águas
Possui uma grande extensão de área coberta situada em um único andar de pavimento. Sua estrutura é composta por pórticos com espaçamentos regulares e sustentada sobre um sistema de terças, vigas ou tesouras. O vão central permite a aplicação de vários tipos de cobertura para proteger os itens armazenados.
Além disso, apresentam aberturas para receber iluminação natural externa e melhorar a circulação de ar no ambiente. Esse tipo de galpão é ideal para armazenar diversos tipos de produtos, desde perecíveis até equipamentos eletrônicos. Por atender a diferentes necessidades, é um dos modelos de galpão mais utilizados por empresas e indústrias.
Galpão de dois pisos
O galpão de dois pisos possui um nível de altura a mais em sua estrutura, ou seja, um piso superior. Normalmente, esse espaço é destinado à sala administrativa, banheiros, vestiários ou refeitório, por exemplo.
Pode ser uma boa escolha para empresas que desejam centralizar operações de estoque e administração, já que ambas as atividades podem ser realizadas no mesmo galpão, com espaços delimitados para cada uma.
Galpão modular
O galpão industrial com estrutura modular, ou simplesmente galpão modular, apresenta o espaço interno subdividido em módulos. Esse tipo de estrutura oferece mais versatilidade e flexibilidade às operações, uma vez que permite aumentar ou reduzir o espaço de acordo com as necessidades de cada cliente.
O galpão modular é construído com materiais altamente resistentes e impermeáveis. Geralmente, são feitos com uma estrutura metálica de aço galvanizado tanto na parte externa quanto interna. Os módulos são anexáveis e apresentam alturas e larguras variadas, justamente para atender a diferentes demandas.
Dessa forma, a empresa que utiliza esse galpão pode determinar as dimensões, fechamentos, aberturas, acréscimos de módulos e o tipo de ambiente no interior, ou seja, é um galpão totalmente personalizado.
O que considerar na hora da escolha?
Além de escolher o modelo de galpão ideal, é preciso observar outros aspectos que também devem ser considerados na hora da escolha. Confira!
Resistência do piso: como o armazenamento é feito de maneira vertical na maioria dos casos, é importante que o piso seja altamente resistente. O ideal é que ele suporte até 6 toneladas por metro quadrado e também seja resistente para suportar a movimentação de empilhadeiras e outras máquinas.
Pé-direito alto: de preferência, opte por um galpão com pé-direito entre 10 e 15 metros. Essa altura permite otimizar a acomodação das mercadorias, além de aumentar a ventilação e dispersão térmica no local.
Cross-docking: o sistema de cross-docking dá agilidade às operações no local ao permitir que as mercadorias entrem por um lado e saiam por outro espaço. Assim, ajuda a diminuir e otimizar o tempo de circulação dos itens dentro do galpão.
Localização: independente do modelo, é importante que o galpão esteja localizado em um ponto estratégico, de fácil acesso a malha rodoviária e próximo a pontos de distribuição para otimizar as operações de chegada e entrega de mercadorias.
Conheça os galpões da Sindi Investimentos
A Sindi Investimentos conta com um condomínio logístico que oferece galpões em estrutura modular para armazenar produtos secos e frigorificados. Além dos galpões, nosso condomínio conta com diversas facilidades e benefícios relacionados à segurança, comodidades, utilidades e serviços.
Nosso condomínio logístico está localizado nas proximidades do CEASA, município de Contagem, próximo às principais vias de escoamento rodoviário da Grande Belo Horizonte e ao novo centro comercial de Contagem, com amplo acesso à mão-de-obra e comércios. Tudo para que você possa ter uma experiência completa e centralizar suas operações com mais praticidade e eficiência.
Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso.