Os galpões logísticos passaram a ganhar ainda mais relevância em função do crescimento de alguns segmentos de mercado, como o de e-commerce.
Pensando nesse cenário, é fundamental que o galpão logístico esteja localizado estrategicamente, com o objetivo de facilitar a gestão de estoque e o escoamento de produtos.
Se você quer usar esse tipo de estrutura para agregar diferencial competitivo na sua empresa, o conteúdo que preparamos tem todas as informações para que sua marca alcance esse objetivo.
Vamos abordar na sequência as principais características dos galpões e como eles impactam positivamente nos processos logísticos das empresas. Desejamos uma ótima leitura!
Qual a função dos galpões logísticos?
Os galpões logísticos são estruturas projetadas para o desenvolvimento de várias atividades operacionais, como recebimento de mercadorias, armazenagem de produtos e envio de materiais.
Neste contexto, eles ocupam uma posição estratégica dentro da cadeia de suprimentos, porque eles são os espaços onde produtos são recebidos e estocados para serem enviados para os clientes.
Os espaços são usados para garantir a integridade física dos produtos e que eles sejam entregues no prazo previamente estabelecido, proporcionando uma experiência de atendimento diferenciada para os clientes.
Como a localização interfere nos processos logísticos?
Imagine que você é dono de uma das maiores plataformas de e-commerce do Brasil e, para atender toda a demanda dentro do prazo, é necessário criar uma estratégia logística que prevê entregas para todo o país. Desafiador, não?
Neste contexto é que vai entrar o galpão logístico, porque será essencial ter, não só uma, mas algumas estruturas como essa distribuídas em pontos estratégicos do país, para que os produtos cheguem aos destinos com mais rapidez.
Além de aperfeiçoar o processo de entrega, essa é uma forma de elevar o nível de experiência do cliente, contribuindo assim para elevar o seu nível de fidelização.
Quais são os benefícios dos galpões logísticos?
Além de maior praticidade na gestão de estoque e escoamento de produtos, os galpões logísticos trazem outros benefícios para as empresas. Entre eles estão:
Parcerias de valor
O lugar certo para um galpão logístico permite ao gestor criar parcerias estratégicas, que podem abrir possibilidades para geração de receita.
Quando um parceiro verificar que sua infraestrutura dispõe de uma gestão inteligente e que está totalmente alinhada às boas práticas de segurança e sustentabilidade, a chance dele confiar em sua marca aumenta significativamente.
Economia no orçamento
Escolher galpões de maneira estratégica fará com que você consiga economizar em vários aspectos, como no combustível usado para transporte das mercadorias, estacionamento, manutenção da frota, entre outros fatores.
Essa redução ocorre porque a localização dos galpões facilitará o escoamento de produtos, reduzindo os deslocamentos durante as entregas.
Como a tecnologia pode melhorar a operação nos galpões logísticos?
Para otimizar os processos dentro dos galpões, o uso de mecanismos tecnológicos é essencial para aumentar a precisão e velocidade durante a execução das tarefas. Mas quais são as ferramentas mais usadas nesses espaços?
Com objetivo de ajudá-lo, vamos abordar algumas tecnologias que fazem toda a diferença no dia a dia. Confira!
- O Sistema de gerenciamento de armazém (WMS) é uma ótima alternativa para você, gestor de um galpão logístico, que não abre mão de otimizar a gestão dos estoques;
- A Internet das Coisas (IoT) consegue fazer o rastreamento de mercadorias em tempo real, permitindo extrair insights sobre a performance alcançada, no que se refere ao cumprimento do prazo das entregas;
- Automação das tarefas, por meio do uso de robôs que conseguem acelerar os processos, por meio da movimentação de mercadorias;
- Os sistemas de Big Data conseguem ajudar as empresas a prever demandas e mapear cenários, buscando se antecipar e tomar decisões, considerando mudanças na realidade de mercado;
- O RFID (Rastreamento por radiofrequência) permite monitorar de perto os produtos, possibilitando consolidar inventários de maneira assertiva e inteligente.
O que levar em consideração na hora de escolher os galpões logísticos?
Agora que você já sabe qual a importância do galpão logístico para suas operações, chegou o momento de saber quais os critérios para definir qual infraestrutura ideal para o seu negócio, não é mesmo?
Pensando nisso, vamos mostrar na sequência o que é avaliar na hora de tomar essa decisão. Confira!
Localização
Esse é um ponto essencial a ser observado na escolha de um galpão, inclusive, o ideal é que o espaço seja próximo às principais rodovias de transporte e centros comerciais.
Observar esses pontos é essencial para facilitar o escoamento de produtos, priorizando a entrega mais otimizada dos produtos.
Capacidade de armazenamento
A infraestrutura do galpão precisa estar alinhada com o volume de produtos que serão guardados para distribuição.
Vale ressaltar que nesse quesito é necessário considerar, não só a área de armazenamento, mas também o espaço de manobra, o fluxo de entrada e saída de produtos e o pé direito elevado.
Custo-benefício
Outro aspecto que vale observar é se os custos operacionais justificam quando comparados com a infraestrutura oferecida.
O galpão logístico precisa ser um investimento que se transforme em um importante ativo para gerar desenvolvimento e geração de receita para o seu negócio. Pense nisso!
Adequação às normas legais
Antes de contratar ou, caso decida construir seu próprio galpão, verifique se o espaço está em conformidade com as regulamentações legais.
Neste contexto, entre os pontos que merecem atenção estão: infraestrutura física, boas práticas de compliance regulatória e adequação às regras de prevenção de incêndio.
Conclusão
Os galpões logísticos são imprescindíveis para empresas do setor que querem dar maior celeridade ao processo de entregas.
Se você gostou do conteúdo e quer saber mais sobre mecanismos que vão otimizar a gestão da logística no seu negócio, continue acompanhando nosso blog.