Galpão industrial: 5 dicas para avaliar localizações estratégicas

galpão industrial

A escolha da localização para um galpão industrial é uma decisão estratégica que pode influenciar significativamente o sucesso operacional e financeiro de uma empresa. A seleção cuidadosa do local não apenas otimiza os processos logísticos, mas também afeta a eficiência, custos operacionais e a capacidade de atender às demandas do mercado.

Por isso, além de encontrar um galpão industrial que seja adequado às necessidades das suas operações logísticas, é importante avaliar sua localização. Se o local for inadequado, pode haver uma série de problemas e prejuízos que poderiam ser evitados com a localização ideal.

Como avaliar a localização de um galpão industrial?

Para fazer a escolha certa, é fundamental avaliar alguns pontos em relação à localização do galpão industrial. Veja o que você deve considerar!

Proximidade a vias importantes

A escolha de uma localização próxima a rodovias desempenha um papel crucial na agilidade do transporte terrestre. As rodovias são vias fundamentais para a distribuição eficiente de produtos, permitindo o fácil acesso a diferentes regiões.

A proximidade com vias de escoamento não apenas reduz os custos logísticos associados ao transporte, mas também contribui para prazos de entrega mais curtos, atendendo às expectativas dos clientes em relação à rapidez nas entregas.

Zona de influência de fornecedores e clientes

Além da proximidade com vias importantes, procure avaliar o mercado na região. Um galpão industrial próximo aos fornecedores permite reduzir custos de transporte para receber matérias-primas e insumos, além de agilizar o processo de aquisição desses produtos, contribuindo para uma produção mais eficiente e ágil.

Da mesma forma, a localização próxima aos mercados consumidores é crucial para otimizar a distribuição de produtos acabados. Ao estar em proximidade com os clientes finais, o galpão industrial pode reduzir significativamente os custos logísticos de transporte e garantir mais agilidade na entrega.

Infraestrutura local

Garantir que a região oferece uma infraestrutura sólida é crucial para assegurar operações empresariais ininterruptas e eficazes. Dentre os elementos essenciais a serem considerados, destacam-se o fornecimento confiável de energia, o acesso à água e a presença de redes de telecomunicação eficientes.

O fornecimento confiável de energia é fundamental para o funcionamento contínuo de qualquer operação industrial ou comercial. Empresas dependem de eletricidade para alimentar máquinas, sistemas de computadores, iluminação e outras necessidades operacionais. Uma infraestrutura elétrica estável e resistente a falhas é essencial para evitar interrupções que poderiam resultar em perdas significativas de produção e produtividade.

Avaliação da segurança

A avaliação da segurança é um componente crítico ao escolher a localização para operações comerciais. Analisar os índices de criminalidade na área é essencial para garantir a proteção de produtos e proporcionar um ambiente de trabalho seguro e confiável.

Além disso, é importante considerar as medidas de segurança disponíveis no condomínio logístico em que o galpão industrial para locação está situado. Observe se o local oferece controle de acesso, portaria blindada, CFTV com monitoramento 24h, dentre outras soluções.

Potencial de desenvolvimento da região

Optar por uma região em crescimento pode proporcionar uma série de benefícios a longo prazo. À medida que a região se expande, novos mercados e clientes podem surgir naturalmente. Isso pode resultar em parcerias estratégicas, networking e colaborações que impulsionam o crescimento mútuo das empresas locais.

Assim, a presença em uma comunidade empresarial dinâmica pode abrir portas para novas oportunidades de negócios, promoção da marca e compartilhamento de conhecimentos. O desenvolvimento da infraestrutura local, como estradas e serviços públicos, também pode melhorar a acessibilidade e a eficiência operacional, facilitando as operações comerciais.

Conheça o Condomínio Logístico da Sindi Investimentos

A Sindi possui um condomínio logístico localizado nas proximidades do CEASA, em Contagem, próximo às principais vias de escoamento rodoviário da Grande Belo Horizonte e ao novo centro comercial do Contagem.

Nosso condomínio logístico conta com galpões modulares para carga seca e frigorificada, além de segurança 24h e estrutura completa com utilidades, comodidades e serviços para facilitar as operações de grandes empresas.

Conheça todos os detalhes e garanta o sucesso das suas operações logísticas!