Conheça a importância do just in time para a logística de sua empresa

just in time

Estoque parado, produtos sem giro, desperdício de recursos financeiros e materiais. Essa ainda é uma situação muito comum no cenário empresarial brasileiro, que acaba por resultar em grandes prejuízos para a organização. Quando isso acontece, adotar a metodologia just in time para otimizar os processos de gestão interna pode ser a chave para o sucesso de seu negócio!

Buscar melhorias contínuas para processos logísticos deve ser a missão de todo gestor que deseja alcançar resultados mais expressivos e aumentar a competitividade de sua empresa no mercado. Os processos do just in time são importantes aliados para atingir esses objetivos e podem ser utilizados em empresas de diversos portes e segmentos que desejam, sobretudo, reduzir desperdícios e prejuízos de produtos que ficam parados no estoque.

Neste artigo, vamos explicar o que é just in time, quais são as principais vantagens da metodologia e qual sua relação com o Kanban. Acompanhe!

O que é just in time?

Traduzido ao pé da letra, just in time significa “na hora certa”. O sistema teve origem no Japão e foi criado pela Toyota, que estava em busca de uma gestão em que fosse possível reduzir atrasos e evitar desperdícios. 

Trata-se de um sistema de produção que tem como objetivo produzir um determinado produto de acordo com a demanda de venda, ou seja, ele só é fabricado depois que é vendido. A grande ideia do just in time é fazer com que o produto chegue no momento certo ao consumidor sem a necessidade de formação de estoques.

Aliás, neste modelo, não existe estoque parado. Todos os produtos são fabricados na quantidade exata de saída, o que gera grande impacto na cadeia produtiva, de forma que é necessário alocar apenas a matéria-prima na quantidade ideal para a fabricação de um produto em um determinado período.

Quais as vantagens do just in time?

Ao ser implementada, a metodologia just in time modifica os processos de produção e permite que todo produto tenha um destino final imediato, sem desperdício de matéria-prima e sem o risco de falta de giro no estoque. Com isso, os principais ganhos são:

Redução de custos

Uma das principais vantagens do just in time é a redução de desperdícios, seja de produtos prontos, matérias-prima ou com recursos destinados à gestão de estoque. Somados, todos esses gastos desnecessários podem afetar o fluxo de caixa da empresa e comprometer sua competitividade no mercado. Por outro lado, quando esses gastos não existe, a organização pode aproveitar melhor seus recursos financeiros e investi-los em setores realmente necessários.

Aumento da qualidade do produto

Se comparada com a produção em grande escala, o modelo just in time diminui os riscos de que os produtos apresentem algum tipo de defeito após a fabricação. Isso porque existe uma busca contínua pela eliminação de erros e aprimoramento da qualidade do produto, proporcionada pelo maior tempo de fabricação das mercadorias.

Otimização de processos

A operação sob demanda traz muito mais agilidade e eficiência nos processo da empresa, permitindo que ela atue de maneira estratégica em seu segmento de atuação. Com processos mais enxutos e eficazes, é possível melhorar a produtividade e qualidade do produto, garantindo maior competitividade frente aos concorrentes.

Maior satisfação do consumidor final

A prática de diferenciação dos produtos na montagem final permite entregá-los em prazos mais curtos, além de garantir maior qualidade ao produto. A confiabilidade das entregas também é ampliada através da ênfase na manutenção preventiva e na flexibilidade do processo, refletindo na melhora da satisfação do consumidor final.

A relação entre just in time e Kanban

Kanban é um termo em japonês que pode ser traduzido como “sinalização”. Considerado um dos elementos fundamentais para o sucesso do just in time, o Kanban dita o ritmo do monitoramento e direcionamento dos processos de uma empresa.

Essa sinalização garante que todas as etapas da cadeia produtiva dialoguem entre si, a fim de executar as tarefas no tempo certo e evitar erros e falhas durante os processos. O procedimento gerencia as necessidades de material entre as linhas produtivas e permite que fluxo da produção só aconteça de acordo  com a necessidade e com a quantidade certa de material a ser gasto e de produto a ser fabricado

O Kanban gera melhores resultados quando é aplicado de forma digital, trazendo mais rapidez e eficácia para que cada equipe fique ciente de quando deve iniciar, pausar ou acelerar suas atividades. 

 

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