Como reduzir custos de armazenagem no seu estoque?

custos de armazenagem

Contar com um estoque é uma necessidade para empresas de diversos portes e segmentos, seja para armazenar produtos de fabricação própria ou insumos e materiais para uso interno. Desde a chegada de uma mercadoria no estoque até a hora de enviá-la para o setor de transporte, a empresa precisa lidar com custos de armazenagem que devem ser bem administrados para que o negócio possa crescer de maneira sustentável.

O gestor de estoque é o profissional que atua diretamente com os custos de todos os processos relacionados ao armazenamento de produtos. Se essa gestão não for bem feita, corre-se o risco de arcar com despesas desnecessárias, diminuindo a lucratividade e comprometendo a competitividade do negócio.

Mas, com as práticas corretas, é possível otimizar as operações de estoque e reduzir os custos de armazenagem em sua empresa. Confira o que você pode fazer!

Realize a previsão de demanda

Um dos principais motivos que geram aumento nos custos com armazenagem é a falta de controle sobre a quantidade de produtos em estoque. Para que isso não aconteça, o primeiro passo é realizar uma análise do quantitativo de vendas e média dos insumos utilizados para se ter uma ideia mais precisa do giro de estoque. Com isso, é possível conhecer a demanda necessária para os próximos períodos, garantindo a quantidade ideal e evitando o desperdício de produtos.

Identifique a melhor arquitetura para seu espaço

O tipo de galpão ou armazém que sua empresa utiliza é o mais adequado para seu modelo de negócio? Existem vários sistemas de armazenagem, sendo que cada um possui suas particularidades e pode ser mais recomendado para um determinado tipo de empresa. Portanto, atente-se para suas reais necessidades e tenha total entendimento sobre a melhor arquitetura que atende a demanda de seu negócio. Optar pelo melhor sistema de armazenagem faz toda a diferença para garantir operações efetivas e, consequentemente, reduzir custos desnecessários.

Aposte em um software de gestão

O custo de armazenagem pode ser impactado quando um produto ainda em estoque é comprado pois não foi localizado no armazém. Isso, geralmente, acontece em empresas que realizam o controle de estoque manualmente. O ideal é contar com um software de gestão, capaz de informar com precisão a quantidade de cada material armazenado, gerenciar todos os processos operacionais, acompanhar a entrada  e saída de produtos, realizar o controle do fluxo de caixa e garantir tantos outros benefícios.

Pratique o picking

Resumidamente, picking é o ato de classificar e separar os pedidos no estoque, evitando perda de tempo na hora de localizar um determinado produto e otimizando o tempo de envio da mercadoria para o cliente. Como resultado, o abastecimento, expedição e toda a logística interna de estoque podem se tornar mais ágeis, produtivos e eficazes, o que também pode impactar na redução dos custos de armazenagem.

Estoque produtos sazonais

Por mais que manter uma quantidade equilibrada de produtos seja o mais adequado, uma boa opção para reduzir os custos de armazenagem pode se dar por meio da estocagem de produtos sazonais, evitando comprá-los em períodos de preços mais elevados. Mas, nesses casos, é preciso garantir que os materiais fiquem armazenados em condições ideais para não comprometer sua qualidade final.

Implemente melhorias contínuas

Buscar a excelência operacional deve ser uma missão contínua em empresas que precisam realizar gestão de estoque. Cada negócio possui suas características e particularidades, portanto devem estudar as melhores práticas que se adequam ao seu perfil para reduzir custos de armazenagem e otimizar toda a logística de maneira geral. Nesse sentido, é preciso criar rotinas operacionais para eliminar processos desnecessários e realizar atividades em menos tempo e com menos custo.

A adoção de medidas que contribuem para a redução de custos de armazenagem é um passo importante para que as empresas possam crescer sempre mais e apresentar resultados cada vez mais expressivos. Contudo, é importante que preciso que essas medidas sejam pautadas em práticas realmente efetivas, sem comprometer a qualidade e o compromisso da empresa com os produtos e serviços ofertados.