A proliferação do coronavírus causou uma crise em proporções globais nas empresas dos mais variados portes e segmentos. Se antes a gestão estratégica já era uma arma poderosa para a sobrevivência e crescimento das organizações, diante de uma pandemia esta prática se torna ainda mais importante.
Realizar o planejamento estratégico de forma assertiva e eficiente no cenário atual é considerada uma difícil missão até para grandes executivos e empresários experientes, afinal estamos diante de uma situação completamente nova e repleta de incertezas. Mas não dá para ficar de braços cruzados: neste contexto, adotar ações para minimizar impactos no panorama empresarial é uma necessidade urgente.
Diante de tantas dúvidas e questionamentos, a única certeza concreta é que a pandemia está ressignificando processos, operações, relações de consumo e comprometendo a sobrevivência de milhões de empresas. Para reverter a situação, trouxemos 5 dicas de gestão estratégica que você pode adotar em seu negócio. Continue a leitura e saiba mais!
Os passos da gestão estratégica
Nesse novo cenário, a gestão estratégica deve seguir alguns passos essenciais para que os novos problemas e dificuldades possam ser mapeados de maneira ampla e solucionados de forma eficiente.
Antes de partir para a ação, é preciso considerar uma série de fatores que impactam diretamente nas estratégias que serão colocadas em prática. Conheça o passo a passo para traçar sua gestão estratégica!
- Identificação: diz respeito ao mapeamento e compreensão dos riscos. Como sua empresa foi impactada pela pandemia? Quais os novos problemas que surgiram? Quais mudanças negativas ocorreram? Lembre-se considerar riscos e problemas de todos os setores da empresa.
- Análise qualitativa: após a identificação dos riscos, defina o nível de importância de cada um deles e sua probabilidade real de acontecer. Essa tarefa é essencial para você traçar prioridades e combater a causa de grandes riscos potenciais.
- Análise quantitativa: está relacionada à avaliação dos impactos e efeitos causados pelos riscos. Pode parecer difícil prever um cenário futuro no meio de tantas incertezas, mas de qualquer forma, é necessário desenvolver alguns cenários, ainda que hipotéticos, para o planejamento das ações.
- Planejamento de respostas: definição das ações, em caso de ocorrência da concretização do risco, para minimizar os efeitos. O planejamento deve ser feito com antecedência a fim de evitar falhas em processos que possam comprometer o correto andamento da ação.
5 ações para uma gestão estratégica eficiente
A situação atual exige práticas de gestão estratégica diferentes daquelas adotadas em um panorama considerado normal para o mercado. Não se pode pensar somente na concorrência ou em ações para atrair consumidores, por exemplo, uma vez que a pandemia provocou mudanças em todo o cenário empresarial. Confira o que você pode fazer!
Estabeleça equipes para a tomada de decisões
Como a crise causada pelo coronavírus é de extrema proporção, criar uma equipe para a tomada de decisões emergenciais é o primeiro passo para sua empresa adotar estratégias eficientes a fim de minimizar os impactos da pandemia. O gestor deve ter papel principal, mas contar com outros profissionais da própria empresa ou optar pela contratação de profissionais especializados é de fundamental importância diante da situação atual.
Procure reduzir custos de maneira drástica
Muitas empresas estão tendo sua lucratividade comprometida neste momento. Portanto, é necessário reduzir custos para não comprometer a sobrevivência do seu negócio. Elenque suas despesas fixas e, se possível, as variáveis para os próximos meses e analise quais custos não essenciais você pode cortar. Além disso, procure renegociar contratos de aluguel, contratos com empresas terceirizadas, etc.
Fique atento à cadeia logística de suprimentos
A gestão estratégica deve considerar uma possível queda na demanda dos produtos da empresa. Mas para que a entrega de mercadorias não comprometa a satisfação do consumidor, o planejamento deve incluir fontes alternativas de suprimento e com grande antecedência para que a produção não cesse devido à falta de capacidade ou de matérias-primas.
Crie novas estratégias de venda
Durante a pandemia, é comum que haja uma redução no volume de vendas. Para que isso não comprometa a saúde financeira de sua empresa, procure criar novas estratégias de venda. Os canais digitais, por exemplo, são excelentes para atingir potenciais consumidores com mais facilidade. O pagamento também merece uma atenção especial: ofereça condições facilitadas, descontos e outras formas de pagamento para atrair o seu cliente.
Mantenha uma comunicação assertiva
Momentos de crise são uma boa oportunidade para os consumidores analisarem o posicionamento de determinada empresa. Um simples comentário que você emite pode colocar a reputação do seu negócio em risco. Portanto, procure adotar uma comunicação amigável, empática e próxima. Isso faz toda a diferença para que seus clientes e potenciais clientes criem mais confiança e identificação com sua empresa.
Gostou do nosso conteúdo? Continue acompanhando nossas dicas e novidades no Facebook e Instagram. Até a próxima!