OTIF: qual sua importância e como calcular?

OTIF

No mundo acelerado e altamente competitivo de hoje, a excelência na cadeia de suprimentos é um fator crítico para o sucesso dos negócios. Entregar produtos ou serviços no prazo e de forma completa se tornou uma expectativa padrão dos clientes. Mas como as empresas podem garantir que estão atendendo a essas expectativas de maneira consistente? É aí que entra o OTIF!

Quando se trata de operações logísticas eficazes, a sigla OTIF se tornou uma métrica fundamental. Especialmente em um cenário com clientes cada vez mais exigentes, o OTIF se mostra como um grande aliado para satisfazer as necessidades dos consumidores. Continue a leitura e saiba mais!

Entendendo o OTIF

OTIF é uma sigla que representa uma métrica de desempenho amplamente utilizada em operações logísticas e na cadeia de suprimentos. Ela significa “On Time In Full” (Na Hora e Completo, em tradução livre).

O OTIF mede o quão eficaz uma empresa ou organização é em atender às expectativas dos clientes em termos de prazos de entrega e disponibilidade de produtos. O “On Time” (Na Hora) avalia se as entregas são feitas dentro dos prazos acordados com os clientes. Isso significa que a empresa deve entregar os produtos ou serviços no momento prometido, sem atrasos.

Já o “In Full (Completo)” é a parte do OTIF que verifica se a entrega foi feita de forma completa, ou seja, se todos os itens ou produtos do pedido foram entregues, sem itens em falta ou erros na quantidade.

A importância do OTIF

O OTIF é especialmente importante em setores nos quais a pontualidade e a integridade dos produtos são cruciais, como logística, transporte, fabricação, varejo e qualquer outro setor em que as entregas desempenhem um papel fundamental.

Essa métrica ajuda as empresas a avaliar sua capacidade de atender às expectativas dos clientes, identificar áreas de melhoria nas operações logísticas e manter uma reputação positiva no mercado. Entenda melhor sua importância:

Satisfação do cliente: cumprir prazos e entregar pedidos completos é essencial para garantir a satisfação do cliente. Clientes felizes tendem a ser mais leais e podem até se tornar defensores da marca.

Eficiência operacional: medir o desempenho OTIF ajuda a identificar ineficiências na cadeia de suprimentos e na logística. Isso permite que as empresas façam melhorias para atender a esses requisitos.

Redução de custos: entregar produtos no prazo e de forma completa reduz os custos de logística, como taxas de devolução, armazenagem adicional e reenvio de produtos.

Cumprimento de contratos: muitos contratos e acordos com fornecedores e clientes especificam metas OTIF. O não cumprimento dessas metas pode resultar em penalidades contratuais.

Visibilidade e previsibilidade: o monitoramento regular do OTIF fornece às empresas uma visão clara do desempenho logístico, permitindo que tomem medidas proativas para melhorar.

Como calcular o OTIF?

Para colocar o OTIF em prática, é preciso realizar seu cálculo e entender o cenário da sua empresa. Saiba como fazer isso:

Passo 1: Registrar as entregas

Registre todas as entregas realizadas pela sua empresa ou organização. Certifique-se de documentar os detalhes de cada entrega, incluindo a data e a hora da entrega, o pedido específico, a quantidade de itens entregados e qualquer informação relevante.

Passo 2: Identificar Entregas OTIF

Analise os registros de entrega para identificar aquelas que atendem aos critérios “On Time” e “In Full”. Isso significa que essas entregas ocorreram na hora certa e estavam completas, de acordo com as expectativas do cliente.

Passo 3: Calcular o OTIF

Use a seguinte fórmula para calcular o OTIF em termos de porcentagem:

Formula Calculo OTIF

Onde:

“Número de Entregas OTIF” é o total de entregas que atenderam aos critérios OTIF.
“Total de Entregas” é o número total de entregas realizadas durante o período de análise.

O resultado dessa fórmula fornecerá a porcentagem de entregas que foram “On Time In Full”. Quanto mais próximo de 100%, melhor o desempenho em atender aos requisitos de prazo e quantidade dos clientes.

Passo 4: Analisar e agir

Analise os resultados do OTIF para identificar áreas de melhoria. Aqui, você pode incluir a identificação de razões para entregas que não atenderam aos critérios OTIF, a busca por ineficiências na cadeia de suprimentos e a implementação de ações corretivas e preventivas para aprimorar o desempenho.

Continue nos acompanhando no Facebook e Instagram para ficar por dentro de mais dicas, novidades e conteúdos. Até a próxima!