Indicadores de Desempenho em Logística: Como Medir para Garantir Entregas Rápidas nas Festas?

Indicadores de desempenho em logística

Os indicadores de desempenho em logística são essenciais para medir a performance da empresa, no que diz respeito ao cumprimento dos prazos de entrega, taxa de devolução dos produtos, entre outras métricas. 

No final do ano, em função das festividades como Natal, esse monitoramento ganha ainda mais relevância, tendo em vista o aumento no volume de compras que é comum nessa época do ano.

Além disso, eles são importantes para medir, não só o andamento dos processos, mas para avaliar se os objetivos da empresa estão sendo cumpridos. 

Se na sua empresa definir esses indicadores é um desafio, leia o nosso conteúdo até o final que vamos mostrar quais as métricas precisam ser acompanhadas no seu negócio. Desejamos uma ótima leitura! 

O que são indicadores logísticos? 

Os indicadores de desempenho em logística consistem em métricas que vão ajudar o gestor a medir a performance das operações dentro da organização. 

Eles permitem acompanhar o andamento dos processos no que se refere à armazenagem, distribuição e gestão de estoque.

Os números extraídos a partir desse monitoramento são importantes para que as instituições consigam identificar pontos fortes e de melhoria, norteando assim tomadas de decisões importantes. 

Qual a importância desses indicadores para avaliar o desempenho da empresa? 

Além de mostrar os principais pontos fortes e fracos de uma empresa, os indicadores de desempenho em logística são importantes para otimizar processos, fazendo com que eles sejam executados com mais economia, elevando o nível de satisfação dos consumidores. 

Outro diferencial importante é que, com base em números precisos, o gestor em logística consegue adotar ações corretivas e monitorar o progresso das ações ao longo do tempo. 

Essa é uma forma de, não só implementar e acompanhar as boas práticas de logística, mas de agregar vantagem competitiva ao seu negócio. 

Quais métricas precisam ser acompanhadas no seu negócio? 

Quando o assunto é definir quais indicadores de desempenho em logística, é importante que o gestor escolha métricas que façam sentido para a realidade da empresa. 

Com o objetivo de ajudá-lo, vamos abordar na sequência alguns dos indicadores que merecem atenção no seu negócio. Olha só! 

Percentuais de eficiência

Estamos falando de indicadores que mostram o quando os recursos estão sendo implementados dentro dos processos logísticos, com o mais alto nível de otimização. 

Os indicadores aqui são essenciais para ajudar a empresa a mensurar como as empresas conseguem ser eficientes ao realizar suas operações de maneira econômica e inteligente. 

Essa medição cai como uma luva quando o assunto é medir a gestão de frotas, considerando o cálculo do número de veículos disponíveis, avaliando o nível de ociosidade de cada um deles. 

Indicadores de produtividade 

Neste contexto, o intuito é monitorar os recursos humanos e tecnológicos, observando qual o percentual de produção da empresa, quando observado os recursos que a companhia coloca à disposição. 

Um bom exemplo disso é a medição do quantitativo de entregas que é feita no prazo, além do percentual de produtos devolvidos para os clientes. 

Índice de satisfação do cliente

A experiência do usuário é um fator preponderante em qualquer aspecto e, quando o assunto é logística, não é diferente. 

Uma das principais métricas nesse aspecto é a Net Promoter Score (NPS), que mede o grau de fidelidade do cliente em relação à empresa. 

Métrica de sustentabilidade

Quando falamos de um ambiente de negócios voltado para a sustentabilidade, esses percentuais medem o impacto ambiental das operações logísticas. 

Monitorar o impacto ambiental é uma forma de, não só cuidar do meio ambiente, mas mostrar para o mercado que sua empresa é uma companhia que se preocupa com a natureza. 

Nesse aspecto, um bom exemplo é observar a emissão de CO2 por parte das empresas de transporte. 

Como a tecnologia ajuda na medição de Indicadores de Desempenho em Logística? 

Quando falamos em medição de indicadores de desempenho em logística, é importante usar a tecnologia para monitorá-los porque, ao tentar fazer isso manualmente, a chance dos dados extraídos não serem extraídos é muito grande. 

Além disso, a tecnologia traz outros diferenciais para esse monitoramento ser mais assertivo. Veja quais são eles! 

  • Automação no registro dos indicadores: ferramentas que ajudam a fazer  a gestão de transporte e armazéns facilitam a coleta de dados em tempo real, eliminando a necessidade de destinar parte da equipe para registrar as informações manualmente;
  • Análise minuciosa de dados: tecnologias de Business Intelligence (BI) e analytics possibilitam que um grande volume de dados logísticos sejam processados e analisados em segundos;
  • Visualização das informações: dashboards de dados permitem visualizar os indicadores de maneira clara, objetiva e, o mais importante, em tempo real;
  • Integração de sistemas:  outra importante vantagem é a possibilidade de integrar diferentes sistemas, permitindo que dados de transporte, armazenagem, estoque e atendimento ao cliente sejam computados. 

Conclusão

A gestão dos indicadores de desempenho em logística é importante para, não só acompanhar métricas relacionadas a estoque, transporte, etc, mas também uma forma de agregar diferencial competitivo aos processos, contribuindo para o crescimento da empresa. 

Porém, é importante selecionar os indicadores mais importantes para a empresa, considerando as necessidades da companhia, e monitorá-los de maneira contínua e precisa. 

Muito mais do que uma ferramenta de controle, os indicadores precisam ser vistos como uma oportunidade de extrair insights poderosos que vão nortear as estratégias de crescimento da empresa. 

Você gostou do conteúdo e quer saber mais sobre as principais tendências do mercado logístico? Continue acompanhando o nosso blog

 

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