Galpão industrial: conheça os principais tipos e acerte na escolha

Galpao Logistico

A locação ou construção de um galpão industrial próprio representa vantagens para toda a operação empresarial, sobretudo para a cadeia logística. Afinal, na maioria dos casos, a sede de uma empresa não possui espaço suficiente para garantir que todos os processos de recebimento, armazenagem e escoamento de produtos aconteça de maneira eficiente.


E é aí que contar com um galpão industrial faz toda a diferença para assegurar o sucesso da logística empresarial. Esses espaços oferecem uma infraestrutura que permite otimizar todo o controle de estoque, ajudando a aumentar a produtividade e lucratividade da empresa. 


Apesar de serem espaços vantajosos, é preciso muita cautela e conhecimento prévio para acertar na escolha do tipo de galpão industrial mais adequado para seu negócio. Eles podem variar quanto ao material utilizado na estrutura, tipos de cobertura, modelos de formato, dentre outros fatores.


Para te ajudar nessa missão, vamos apresentar os tipos de galpões industriais mais comuns e suas principais diferenças. Acompanhe!


Galpão com uma ou duas águas


É o principal modelo de galpão industrial. Possui uma vasta extensão de área coberta situada em um único andar de pavimento. A estrutura deste tipo de galpão é composta por pórticos com espaçamentos regulares e o vão central possibilita a aplicação de vários tipos de cobertura para proteger os produtos. 


O galpão com uma ou duas águas permite o armazenamento de diversos tipos de produtos, desde perecíveis até equipamentos eletrônicos. Além disso, são construídos com aberturas para receber iluminação natural externa e melhorar a circulação de ar no ambiente. 


Galpão em arco parabólico


Este tipo de galpão vem crescendo no meio industrial devido às vantagens que oferece a variados segmentos industriais. O formato arredondado da estrutura facilita a aplicação de telhados metálicos e permite uma boa climatização, ventilação e acústica ao local. 

É um modelo muito utilizado em regiões onde ocorrem chuvas frequentes, pois facilita o escoamento da água, que é direcionada para a lateral do galpão, eliminando riscos de infiltrações e outros problemas causados pelo excesso de água.


Galpão piramidal


O galpão piramidal é feito com tendas tensionadas, que simulam o formato de uma pirâmide. Já a estrutura interna é construída com sistemas tubulares ou chapas de ferro. Este tipo de galpão industrial é relativamente pequeno, com área total variando entre 25 e 225m².


É um modelo recomendado, principalmente, para eventos e mostra de produtos, já que possui uma área limitada, pouco tempo de resguardo e uma estrutura não tão resistente quanto outros tipos de galpões.


Galpão shed


Com vãos simples ou múltiplos, os galpões do tipo shed apresentam cobertura com fendas ou aberturas para ventilar e iluminar o espaço interno do local. 


É um tipo de galpão muito indicado para empresas que precisam de longas extensões, tanto longitudinais quanto transversais, para armazenar os produtos.


Galpão inflável


Este modelo de galpão, geralmente é montado com peças metálicas, mas não possui um local fixo de instalação. O galpão inflável conta com uma estrutura de fácil montagem e desmontagem, permitindo que ele mude de lugar constantemente.


Empresas que precisam de um galpão com urgência e não podem parar suas operações por fatores climáticos podem apostar neste tipo de galpão como um local permanente de armazenagem ou para proteção emergencial de determinados produtos e materiais.


Galpão de dois pisos


Diferente dos outros modelos de galpões industriais, o galpão de dois pisos conta com um nível de altura a mais em sua estrutura, normalmente, construído entre o térreo e o primeiro andar. 


É uma excelente opção para empresas que desejam montar um escritório, vestiário e lavatórios no local, facilitando a união entre estoque e administração, para que toda a operação possa ser controlada de perto.  


Galpão frigorífico


Os galpões frigoríficos são projetados para atender necessidades de empresas que trabalham com produção de alimentos que precisam ser congelados para garantir suas características originais.


É o tipo de galpão industrial que mais exige cuidados, afinal é preciso atender a exigências específicas e ter uma atenção redobrada com os produtos armazenados. Estes, ficam em câmaras refrigeradas com temperaturas ideais para manter a qualidade do alimento em questão.



Contar com um galpão industrial só traz vantagens para sua empresa. Mas mais do que isso, acertar na escolha pode ser decisivo para a operação logística de sua empresa. Agora que você conhece os principais tipos de galpão industrial, que tal contar com uma empresa especializada em locação de galpões para ter todo o suporte e assistência que você precisa na hora de fechar um negócio?


Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *