Fullfilment: O que é e como e como ele impacta na experiência do cliente?

Fullfilment

Quando falamos de plataformas de e-commerce, mais do que um layout bonito, o site de compras precisa ser funcional e proporcionar uma experiência satisfatória para o usuário. Um desses mecanismos é o fullfillment. 

O fullfilment é uma etapa importante da cadeia de suprimentos que tem impacto direto na organização de entrada e saída de mercadorias. 

No conteúdo de hoje, vamos explicar a aplicabilidade desse conceito e como ele impacta no aumento de receita do seu negócio. Boa leitura!

Afinal, o que é fulfillment? 

O fulfillment consiste em uma série de atividades que são executadas no intervalo entre a realização do pedido até a entrega do produto para o cliente. 

A proposta é que todas as etapas da cadeia de suprimentos sejam cumpridas com eficiência, contribuindo assim para elevar o nível de satisfação do cliente.

Mas como o fulfillment funciona na prática? 

O fulfillment funciona com modelos variados, que podem variar conforme o perfil da organização. Conheça alguns dos principais métodos! 

  • Dropshipping: nesse modelo, quando o cliente realiza um pedido, a solicitação pode ser encaminhada ao fornecedor para que ele mesmo providencie a entrega;
  • Interno: prevê a realização de todas as operações internamente, por meio da implementação de softwares de automação dos processos;
  • Terceirizado: nesse caso, a companhia trabalha com um parceiro especializado em fullfilment, que terá a função de cuidar de todas as etapas da cadeia de suprimentos, garantindo o mais alto nível de satisfação do cliente. 

Quais são as etapas do fullfilment? 

Dentro de cada método mencionado anteriormente, o fullfilment é feito por uma série de etapas, que contempla as fases em que o pedido é realizado até a chegada do produto para o cliente. 

Com o objetivo de ajudá-lo a organizar cada etapa do processo, vamos mostrar na sequência quais são elas e traremos detalhes de como cada uma se aplica dentro das organizações. Olha só! 

Estoque de produtos

Muito mais do que um local para armazenar produtos, quando falamos em estoque também estamos nos referindo à organização de todo o fluxo de recebimento de pedidos. 

Neste contexto, boas práticas em relação a processo de inventário são imprescindíveis para que não ocorra falhas na comunicação entre os profissionais, que resultam em pedidos de produtos que estão fora do estoque, gerando uma insatisfação no cliente. 

Separação de mercadorias

Estamos falando aqui da correta separação das mercadorias para que os produtos sejam enviados corretamente para os clientes. 

Imagine que você é gestor de uma grande marca de e-commerce e, em função de períodos sazonais como a Black Friday, o volume de pedidos aumenta, fato que resulta em um desafio no que se refere a separação de mercadorias. 

Pensando nisso, as empresas podem optar por sistemas automatizados para organização dos produtos, fazendo com que o processo seja realizado com eficiência, evitando possíveis erros. 

Embalagem

O formato de embalar as mercadorias é outro ponto que merece a atenção dentro de um planejamento de fullfilment. Imagine que você entrega produtos para a indústria farmacêutica, logo é preciso ter cuidado com o manuseio de recipientes com medicamentos e outras substâncias, não é mesmo? 

Além de trazer mais proteção durante o translado dos produtos, algumas marcas costumam usar as embalagens como um diferencial competitivo de mercado, inclusive, no que se refere ao design, proporcionando ao cliente uma experiência diferenciada. 

Transporte de cargas

Essa é uma etapa que pode variar conforme a vontade de cada organização. Com o intuito de não ficarem dependentes dos Correios, algumas empresas preferem investir em sistemas de entregas personalizados. 

De qualquer forma, é importante que a modalidade de entrega esteja conectada com os sistemas da empresa, para que ela consiga acompanhar o status de entrega das mercadorias. 

Monitoramento pós-entrega

Se você acha que o trabalho acaba quando o produto chega para o cliente final, está enganado porque, dentro das boas práticas de fullfilment, é importante se preocupar com alguns aspectos como, por exemplo, a logística reversa de produtos que são devolvidos. 

Neste contexto, é importante criar mecanismos para elaborar diretrizes que vão nortear os procedimentos em relação ao recebimento desses produtos e análise de cada um deles. 

Definir essas regras vai permitir a você ser eficiente ao definir um fluxo de reenvio de produtos, elevando o nível de atendimento para o cliente. 

Qual a importância desse conceito para o setor logístico? 

Contemplando todas as etapas mencionadas, a estratégia de fullfilment traz uma série de benefícios para a empresa. Conheça as principais vantagens! 

  • Maior satisfação do cliente: o processo de fullfilment é uma forma importante de viabilizar uma entrega para os consumidores, atendendo suas necessidades, no que se refere a prazo, integridade física dos produtos e outros atributos;
  • Eficiência operacional: a automação das tarefas previstas na implementação do fullfilment, possibilita alocar recursos de maneira inteligente, fazendo com que as entregas sejam mais rápidas e precisas, proporcionando ao cliente uma experiência positiva de atendimento;
  • Tempo de adesão: a implementação do fulfillment com agilidade permite que as empresas consigam se adaptar às mudanças de mercado com rapidez, fato que é um diferencial em segmentos específicos, como o de e-commerce. 

Como implementar o fullfilment de maneira eficiente no seu negócio?

Além de estabelecer métricas para avaliação da performance dos processos de logística, outra forma eficaz de implementar o fullfilment é contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço. 

Essa é uma forma de, não só contar com profissionais especializados no assunto, mas uma maneira de não ter que investir um valor alto em uma infraestrutura para alocação de mercadorias. 

Você gostou do conteúdo sobre fullfilment e quer saber mais sobre tendências do mercado logístico? Continue acompanhando nosso blog. 

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