As épocas marcadas por períodos de maior sazonalidade, como Dia dos Pais, Natal e Black Friday, exige das empresas uma melhor organização em relação ao controle sobre entrada e saída de produtos e isso passa necessariamente por um planejamento de estoque sazonal.
A gestão de mercadorias nesse período é importante para potencializar a performance do varejo em épocas onde é possível aumentar a receita com as vendas.
Pensando em ajudá-lo, a fazer uma boa gestão de estoque sazonal, vamos mostrar na sequência como fazer esse gerenciamento de maneira precisa e eficiente. Olha só!
O que é estoque sazonal?
Essa é uma estratégia de armazenamento das mercadorias que leva em consideração as oscilações do volume de demanda ao longo do ano.
O que é analisado nessa modalidade é a variação de vendas relacionadas a feriados, celebrações especiais, entre outros motivos.
Equacionar a oferta de produtos para essa época de uma maneira correta, evitando excessos e desperdícios é um dos grandes desafios das empresas.
Conheça alguns tipos de estoque sazonal!
Existem vários formatos de sazonalidade e elas podem variar conforme o segmento de mercado e público a ser atingido. Pensando nisso, é importante ao gerir o estoque com essas características, compreender as peculiaridades de cada negócio.
Com objetivo de ajudá-lo, nós trouxemos alguns produtos que possuem estoques sazonais e, em determinados períodos do ano, são muito procurados. Confira!
- Material escolar no mês de janeiro;
- Ovos de chocolate durante a Páscoa;
- Roupas de banho no verão;
- Brinquedos em outubro, porque é o mês das crianças;
- Produtos explorados em eventos promocionais, como a Black Friday.
Qual a importância do estoque sazonal?
A gestão do estoque sazonal é importante porque ele ajuda a empresa a reduzir perdas e aproveitar ao máximo as vendas. Imagine que você trabalha com ovos de páscoa e, ao organizar as mercadorias para essa época do ano, sua previsão de demanda esteve abaixo do volume de produtos que você tem. Complicado, não?
Por outro lado, também pode ser pior quando, por exemplo, a demanda é alta, porém o seu estoque não está preparado para atender e aí você deixa de vender e, consequentemente, seu estoque perde em receita.
Portanto, o controle do estoque sazonal cai como uma luva para que seu negócio tenha sempre o produto certo, no momento correto, para proporcionar ao seu público uma incrível experiência de compra.
Além disso, ele auxilia sua empresa a alocar corretamente os recursos financeiros, evitando gastos desnecessários, para preservar o orçamento da companhia.
Como fazer a gestão de estoque sazonal?
Como mostramos até aqui, uma gestão de estoque sazonal eficiente é importante para, não só equilibrar as finanças, mas para que seja possível aproveitar ao máximo as oportunidades de vendas. Mas como eu coloco esse gerenciamento em prática?
Com o objetivo de ajudá-lo a gerir seu estoque de maneira correta nos períodos sazonais, nós trouxemos algumas boas práticas que precisam ser implementadas. Confira na sequência!
Faça um estudo do histórico de vendas
Existem períodos sazonais que se aplicam a determinados negócios, por outro lado, não tem relação com outros. Por isso, é importante identificar quais são as épocas de baixa e alta demanda do seu segmento.
Portanto, você precisa mapear todo seu histórico de vendas para extrair indicadores, como período que vendeu mais, quais foram os itens que as pessoas mais procuram do estoque, entre outros dados.
É essencial também estabelecer a conexão dessas informações com indicadores sobre perfil de potencial cliente e como esse consumidor se comporta no mercado. Essas informações vão ajudá-lo a nortear o planejamento do seu estoque.
Observe as novidades do mercado
Além da avaliação dos produtos que mais vendem e do público-alvo, é preciso também considerar as tendências do segmento.
Além disso, outro ponto importante são as oscilações da economia, como taxa de juros e movimentação do dólar no mercado financeiro. Todos esses indicadores podem ter influência no comportamento do consumidor.
Atualize o inventário
Esse quesito ganha ainda mais importância quando o assunto é gestão de estoque sazonal. A orientação nesses casos é acompanhar qual o volume de produtos disponíveis e, caso seja necessário, solicitar outros para reposição.
O inventário é um importante aliado para ajudá-lo a ter sempre a quantidade certa de produtos, evitando perder alguns itens, principalmente quando o estoque for de, por exemplo, alimentos perecíveis. Além disso, essa prática ajuda a reduzir prejuízos financeiros.
Reponha o estoque com antecedência
Os momentos de maior pico do comércio, como a Black Friday, exige dinamismo das empresas, principalmente em solicitar com rapidez e antecedência a reposição do estoque de produtos. Essa é uma forma de evitar perda de receita, em função da falta de mercadorias.
Além disso, solicitar produtos de última hora pode fazer com que as encomendas fiquem mais caras, inclusive, fazer seus pedidos com antecedência pode dar margem para conseguir descontos e condições de pagamento diferenciadas.
Use a tecnologia a seu favor
Lançar mão de tecnologias que conseguem automatizar processos podem deixar o planejamento do seu estoque mais eficiente.
Existem vários mecanismos que conseguem dar mais celeridade aos processos, reduzindo também custos operacionais.
Conte com uma infraestrutura de qualidade
Uma dica bônus é contar com uma infraestrutura diferenciada para, não só armazenar os produtos, mas também controlar com precisão a entrada e saída de mercadorias.
A orientação nesse caso é procurar por empresas que tenham sólida expertise nesse assunto.
Se você gostou do conteúdo e quer ficar por dentro das melhores tendências do mercado logístico, acompanhe as novidades aqui em nosso blog e também nas nossas páginas no Facebook e Instagram.