ESG no last mile: 5 práticas para adotar em suas operações

ESG no Last Mile

Nos últimos anos, a importância das práticas de ESG (Ambiental, Social e de Governança) nas empresas tem se destacado devido à crescente conscientização sobre os desafios ambientais e sociais. Essas práticas também se estendem ao setor de logística, com um foco crescente nas operações do último quilômetro, ou “last mile” em inglês.

O last mile é uma parte crítica da cadeia de suprimentos, onde as empresas têm a oportunidade de fazer a diferença em termos de sustentabilidade e responsabilidade social. Neste artigo, exploraremos cinco práticas para otimizar o processo de “last mile” sob a perspectiva do ESG.

Por que o ESG é importante no last mile?

O last mile é uma área crítica para implementar práticas de ESG e, ao fazê-lo, as empresas podem melhorar sua imagem de marca, reduzir custos operacionais e contribuir para um ambiente mais sustentável.

É importante notar que essas práticas não apenas beneficiam o meio ambiente, mas também a sociedade e a governança das empresas, criando uma cadeia de suprimentos mais responsável e eficiente

À medida que a conscientização sobre a importância do ESG continua a crescer, as empresas que adotam essas práticas estão bem posicionadas para prosperar no cenário empresarial atual.

Entenda melhor por que o ESG é importante no last mile:

Sustentabilidade Ambiental (E)

O last mile é uma das partes mais intensivas em emissões de carbono da cadeia de suprimentos devido ao grande número de veículos em circulação. Adotar práticas ambientalmente responsáveis, como a otimização de rotas, a adoção de veículos mais limpos e o uso de embalagens sustentáveis, pode reduzir significativamente as emissões de carbono e minimizar o impacto ambiental.

Responsabilidade Social (S)

No last mile, a interação direta com os clientes é maior. Oferecer horários flexíveis de entrega, opções de embalagens sustentáveis e considerar a acessibilidade para todos os clientes, incluindo aqueles com necessidades especiais, demonstra um compromisso com a responsabilidade social. Além disso, a criação de empregos de qualidade e o respeito pelos direitos dos trabalhadores no setor de entregas também são aspectos importantes da responsabilidade social.

Governança Corporativa (G)

Uma governança sólida é essencial para garantir que as práticas no last mile sejam transparentes e eticamente conduzidas, especialmente em relação à gestão de riscos, cumprimento de regulamentações, prestação de contas e conformidade com padrões éticos. Uma governança eficaz ajuda a evitar práticas desonestas e a manter a confiança dos clientes e partes interessadas.

Como otimizar o ESG no last mile?

Algumas práticas podem ajudar seu negócio a colocar o ESG em prática em vários processos do last mile. Confira o que você pode fazer:

Roteamento inteligente e otimização de rotas

A otimização de rotas é fundamental para reduzir o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de carbono. Utilizando tecnologias avançadas, como algoritmos de roteamento, as empresas podem minimizar o tempo e a distância percorridos, o que não apenas economiza recursos, mas também reduz a pegada de carbono. Além disso, o roteamento inteligente pode evitar congestionamentos e melhorar a eficiência das entregas.

Veículos sustentáveis

A substituição de frotas de veículos tradicionais por opções mais sustentáveis é uma prática ESG que ganha cada vez mais relevância. A adoção de veículos elétricos, híbridos ou movidos a fontes de energia mais limpas, como o gás natural, é uma tendência em grande crescimento. Essa mudança não apenas reduz as emissões de poluentes, mas também economiza em custos operacionais a longo prazo.

Embalagens sustentáveis

As embalagens são uma parte essencial do processo de entrega. Optar por embalagens sustentáveis, como materiais recicláveis ou biodegradáveis, demonstra comprometimento com a responsabilidade ambiental. Além disso, a otimização do tamanho das embalagens pode reduzir o desperdício de materiais e custos de envio.

Entregas agendadas e horários flexíveis

Oferecer aos clientes a opção de agendar as entregas ou escolher horários flexíveis não apenas melhora a experiência do cliente, mas também ajuda a otimizar as rotas de entrega. Isso pode resultar em menos viagens desperdiçadas e, por consequência, em uma redução nas emissões de carbono.

Parcerias sustentáveis

Colaborar com parceiros que compartilham um compromisso com práticas ESG é uma estratégia eficaz. Para isso, é importante selecionar fornecedores, transportadoras e empresas de logística que adotem políticas e práticas alinhadas com os princípios de sustentabilidade e responsabilidade social.

Quer acompanhar mais dicas sobre o universo da logística? Siga-nos no Facebook e Instagram para não perder nenhuma novidade.