Entenda o que é logística 4.0 e como ela pode beneficiar sua empresa

Acompanhando as novas tendências do mercado industrial, a logística 4.0 chegou para otimizar os processos operacionais de empresas de diversos segmentos e tamanhos. Essa evolução nos modelos de logística está deixando de ser uma opção para se tornar uma necessidade no cenário empresarial e tem se mostrado cada vez mais como um fator determinante para assegurar a competitividade e relevância de uma empresa no mercado.


Resultado da indústria 4.0, a logística 4.0 utiliza processos conectados, inteligentes e tecnológicos para realizar todas as atividades relacionadas à logística de uma organização da melhor maneira possível, a fim de contribuir para melhores resultados e aumento da lucratividade do negócio. 


Se você quer manter sua empresa atuante e relevante no mercado, adotar a logística 4.0 nos processos empresariais pode ser a chave para o sucesso de seu negócio. Mas antes de nos aprofundarmos no assunto, vamos entender melhor o conceito de indústria 4.0 e logística 4.0.


O que é indústria 4.0?


O conceito foi apresentado pela primeira vez na Alemanha, em 2011. O termo foi designado para abranger todas as inovações tecnológicas de automação, controle e tecnologia da informação presentes na indústria de manufatura. 


A quarta revolução industrial, como também é conhecida a indústria 4.0, se deu, sobretudo, a partir da Internet das Coisas e Internet dos Serviços, que possibilitaram que os processos de produção se tornassem mais automatizados e eficientes.


O grande princípio de funcionamento da indústria 4.0 é conectar máquinas, sistemas e empresas para criar redes inteligentes e otimizar toda a cadeia produtiva, diminuindo gradativamente a participação humana nos processos de produção. 





E o que é logística 4.0?


A logística 4.0 engloba todos os processos de automação e inovação advindos da indústria 4.0 no setor de logística. Esse novo modelo permite que todos os processo industriais, desde a etapa de produção até a entrega dos produtos estejam interligados em uma espécie de rede inteligente, onde toda a cadeia produtiva dialoga entre si.


O foco da logística 4.0 é modernizar a estratégia do negócio, eliminando erros na cadeia de distribuição e modernizando a gestão de estoque. Com isso, é possível focar nas necessidades reais do mercado, entregando bens personalizados aos consumidores e fabricando somente a quantidade necessária para a comercialização dos produtos em um período de tempo específico. 


Quais são os benefícios da logística 4.0?


Empresas que apostam neste novo modelo de logística saem na frente dos concorrentes e asseguram benefícios únicos, garantidos somente às organizações que a adotam. Mas antes de conferir quais são os benefícios, vamos examinar alguns problemas enfrentados por empresas que ainda estão operando em modelos tradicionais de logística.


Geralmente, empresas que ainda não adotaram a logística 4.0 trabalham com uma produção em larga escala, que gera um volume muito grande de estoque, que, por sua vez, será encaminhado para centros de distribuição desconectados, ou seja, que não possuem uma rede de diálogo entre eles.


Essa falta de controle de estoque e ausência de uma comunicação eficiente pode acabar se refletindo em perdas e desperdícios de produtos, falhas na entrada e saída de mercadorias em armazéns ou galpões, atrasos nas entregas e erros nos processos de carregamento e acondicionamento das cargas.


Mas então, quais são os benefícios da logística 4.0? A premissa básica desse novo tipo de logística é garantir uma gestão inteligente das atividades relacionadas à área, fazendo com que o transporte de mercadoria, armazenamento de cargas, reposição de produtos e todos os demais processos envolvidos na logística de uma empresa passem a ficar integrados em tempo real com a ajuda de um software de alta precisão. 


Nesse sentido, a indústria 4.0 proporciona:


  • redução do lead time
  • otimização na gestão de estoque
  • estoques enxutos
  • centros de distribuição inteligentes e integrados
  • aumento da segurança de processos internos
  • visão sistêmica da cadeia de suprimentos
  • redução de custos com transporte
  • sistemas de monitoramento virtuais e altamente eficientes


Como preparar sua empresa para essa nova realidade?


Para implementar a logística 4.0 em sua empresa, o primeiro passo deve ser olhar para além de seu negócio e entender as reais necessidades do mercado e o que o consumidor está buscando. O objetivo é que se possa criar processos e estratégias eficientes, que atendam as demandas de seu público-alvo.


Feito isso, é preciso criar uma integração entre os processos de sua empresa para que todos os setores fiquem interligados. Aqui, você irá precisar de um bom software capaz de realizar toda a integração necessária. 


Para otimizar toda a cadeia produtiva, é importante fazer uma análise dos principais gargalos que impedem que todos os processos relacionados à logística da empresa atuem de maneira interligada. Uma análise mais precisa pode ser feita com o auxílio de dados gerados pelo sistema integrado, que irão mostrar a performance da empresa e indicar o que precisa ser melhorado. 


Quais são os desafios?


Um dos grandes desafios da logística 4.0 é criar uma mudança na cultura organizacional e preparar todos os colaboradores para esse novo cenário, já que a familiaridade com processos tecnológicos não é de domínio de grande parte dos funcionários. Por isso, cabe aos gestores oferecer capacitações e treinamentos para que toda a empresa opere de maneira integrada, inteligente e conectada.


Outro desafio na área consiste em criar uma integração completamente eficiente entre centros de distribuição e produção industrial, a fim de evitar uma superprodução e, consequentemente, estoques lotados, o que, muitas vezes, acaba gerando perdas e desperdício de produtos. 


É preciso sincronizar o fluxo de produção com o fluxo de entrega de mercadorias, para que não faltem e nem sobrem produtos estocados e não ocorram atrasos e problemas na hora da entrega. E em um país com uma grande dimensão territorial como o Brasil, isso pode ser um verdadeiro desafio. 




A logística 4.0 já é um realidade em diversas empresas de todo o Brasil. Para manter seu negócio operando de maneira eficiente e competitiva no cenário empresarial, adotar esse novo modelo de logística pode fazer toda a diferença nos processos de produção e distribuição dos produtos de sua empresa. E aí, você está preparado para essa nova realidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *