Centros de distribuição: 5 fatores para considerar ao escolher o seu

sistema de armazenagem

A logística tem se consolidado como uma área estratégica importante para que as empresas possam otimizar processos internos e melhorar a gestão do negócio como um todo. Para que isso seja possível, é preciso implementar novas estratégias para garantir maior competitividade frente ao seu segmento de atuação. Contar com centros de distribuição, por exemplo, é uma prática que já vem sendo adotada por grandes empresas e tem colaborado para que as operações logísticas apresentem melhores resultados. 


O que são centros de distribuição?


Centros de distribuição são locais construídos com a finalidade de armazenar materiais e produtos de uma empresa ou indústria para facilitar a distribuição dos itens e manter um controle efetivo sobre todo o estoque. 


Os produtos e materiais são recebidos, armazenados e distribuídos de acordo com a demanda do mercado. A distribuição, aliás, pode seguir diferentes caminhos, já que as mercadorias possuem destinos finais diferentes, podendo ser destinada a clientes, revendedores, estabelecimentos comerciais ou outra filial da empresa.


Quais as vantagens dos centros de distribuição?


Um centro de distribuição é sinônimo de uma estratégia de logística eficiente, capaz de ajudar o negócio a crescer e se manter competitivo no mercado. Confira as principais vantagens oferecidas por esses locais!


Estoque concentrado


Algumas empresas optam por receber produtos de fornecedores em pequena quantidade, pois não possuem espaço suficiente para armazenar os itens. Há, ainda, aquelas que armazenam os produtos internamente, gerando um alto custo de espaço físico, estrutura e equipamentos. Com um centro de distribuição, é possível centralizar o estoque em um só lugar, permitindo uma armazenagem de maior quantidade de produtos e materiais. E com o estoque centralizado, fica muito mais fácil ter um controle eficiente e realizar a distribuição e o recebimento de maneira eficaz. 


Redução de custos 


Por concentrarem os produtos em um único local, os centros de distribuição são capazes de gerar uma economia significativa para a empresa. Ela se dá por meio do custo de frete com fornecedores, que passa a ser menor, uma vez que a entrega acontece em um ponto único; ausência de custos com manutenção de estrutura própria, quando se opta pela locação de galpões; redução de perdas e desperdícios de produtos armazenados no estoque, dentre outras medidas que impactam diretamente na redução de custos.


Agilidade nas entregas


A localização estratégica dos centros de distribuição permite que o recebimento e expedição das mercadorias aconteçam com mais agilidade, colaborando para aumentar ainda mais a competitividade da empresa. Afinal, sabemos que atender os clientes com pontualidade é um fator extremamente importante para que o negócio se mantenha com uma boa reputação no mercado. 


Maior eficiência em épocas sazonais


Os centros de distribuição são preparados para garantir alta eficiência no fluxo de mercadorias. Dessa maneira, em épocas sazonais, em que o estoque precisa ser muito bem planejado para não faltar mercadorias, os centros ajudam a controlar tudo de mais de perto, já que, geralmente, contam com sistemas próprios e equipes especializadas para realizar o monitoramento da entrada e saída de produtos. 


O que considerar ao escolher um centro de distribuição?


Centros de distribuição só serão realmente úteis para a logística de sua empresa se você levar em consideração alguns aspectos cruciais na hora da escolha do melhor centro para seu negócio. Confira o que você precisa considerar!


Tipo de galpão


O mercado oferece diversos tipos de galpões logísticos para receber e despachar mercadorias. Cada segmento industrial e modelo de negócio exige um galpão específico para atender às necessidades daquela empresa. A escolha errada da categoria do galpão pode refletir em prejuízos financeiros e materiais, uma vez que poderá causar danos aos produtos e comprometer a eficiência da operação logística. 


Natureza do produto


Assim como o tipo de galpão influencia na escolha pelo centro de distribuição, a natureza dos produtos também esbarra nessa escolha. Produtos perecíveis e eletrônicos, por exemplo, necessitam de condições especiais de estoque e movimentação. Para evitar prejuízos a essas mercadorias, o ideal é que o centro de distribuição fique próximo aos modais de transporte, além de estar localizado em uma rodovia com boas condições de trafegabilidade. 


Reputação da empresa responsável


Hoje em dia, a maioria das empresas opta por alugar galpões em condomínios logísticos, a fim de evitar gastos desnecessários e conseguir focar melhor no core business da empresa. Mas antes de alugar o primeiro galpão que você encontrar, é preciso ficar atento à reputação da empresa responsável pela locação. Verifique se ela possui uma boa imagem no mercado, se realmente cumpre com o acordado, se possui qualidade e compromisso em suas operações, dentre outros aspectos. Lembre-se que seus produtos e materiais ficarão armazenados em um local de terceiro, então, você realmente precisa saber se está fazendo um bom negócio. 


Localização


A localização é o fator principal a ser considerado no momento de escolher o centro de distribuição. Nesse quesito, é importante levar em conta a proximidade com a sua fábrica ou empresa, a proximidade com grandes centros urbanos e, principalmente, a proximidade com rodovias, linhas ferroviárias, aeroportos e terminais marítimos. Isso garante que as mercadorias tenham um recebimento e escoamento facilitado, permitindo um fluxo rápido de circulação dos produtos.


Qualidade da estrutura


De nada adianta contar com uma localização privilegiada, se a qualidade da estrutura do centro de distribuição deixa a desejar. Por isso, é preciso verificar se o local oferece boas condições de funcionamento. Deve-se analisar, entre outros aspectos, a resistência do piso, espaço para manobras, espaço para estacionamento de caminhões, sistemas de segurança, altura, etc.



Os centros de distribuição podem ser a chave para o sucesso da logística de seu negócio. Mas é preciso saber escolher o melhor local para garantir que toda a operação será vantajosa para a empresa. Com as dicas acima, esperamos ter te ajudado a saber como escolher o seu. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco que iremos responder o mais rápido possível.


Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *