Aluguel de galpão: 5 vantagens para sua empresa

aluguel de galpão

O uso de galpões logísticos como estratégia no cenário empresarial é uma tendência que vem crescendo de maneira contínua no Brasil. Somente no terceiro semestre de 2017, a utilização desses espaços cresceu 24%, demonstrando a força e a importância desse mercado como aliado do setor logístico. Nesse cenário, o aluguel de galpão se mostra como uma excelente alternativa às empresas dos mais variados portes e segmentos.

O galpão logístico desempenha importantes papéis na cadeia logística, atuando, sobretudo, como área de estoque, armazenamento e centro de distribuição. Empresas que apostam na utilização de galpões podem otimizar suas operações e ganhar mais competitividade  no mercado ao contar com uma estrutura totalmente preparada para os processos logísticos.

Por que optar pelo aluguel de galpão?

Muitos gestores ainda ficam em dúvida se a melhor opção é construir, comprar ou alugar um galpão logístico. Tudo depende da necessidade da empresa e de uma visão a longo prazo de suas operações.

No entanto, o aluguel de galpão é a modalidade que oferece o melhor custo-benefício para a grande maioria dos casos. Continue a leitura e conheça as principais vantagens de alugar um galpão!

Custos menores

A primeira e grande vantagem do aluguel de galpão é a economia gerada para a empresa. Como a redução de custos e utilização estratégica de recursos financeiros é um objetivo contínuo na logística, o aluguel de galpão se mostra como um grande aliado nessa missão.

A construção ou compra de um galpão exige um grande investimento que pode não garantir o retorno investido ou demorar longos anos para obtê-lo. Por outro lado, alugar um galpão necessita de baixo investimento inicial, gerando redução de custos e maior economia. Além disso, não é necessário arcar com gastos de manutenção.

Maior produtividade

Empresas que mantêm suas matérias-primas e mercadorias armazenadas na própria sede ou em galpões próprios com espaço reduzido podem acabar comprometendo a eficácia das estratégias de recebimento, armazenamento e escoamento da produção.

Com o aluguel de galpão, sua empresa passa a contar com um espaço amplo e preparado para as mais diversas operações, permitindo organizar, localizar e retirar os produtos com mais agilidade e eficácia. Também é possível descentralizar estoques e processos produtivos,  contribuindo para o aumento da produtividade e facilitando a expansão das operações.

Estrutura moderna

Geralmente, o aluguel de galpão é ofertado por empresas de condomínios logísticos que atuam única e exclusivamente nesse nicho de mercado. Dessa forma, são capazes de oferecer infraestrutura moderna, completa e com muitos diferenciais para atender às diversas necessidades da cadeia logística.

A construção do galpão é feita com base em uma estrutura multiuso, com divisão modular, além de contar com segurança, salas administrativas, pátio amplo e muito mais. Por isso, alugar um galpão de uma empresa especializada pode ser a grande diferença entre ter um estoque mal acondicionado ou uma estratégia eficiente de armazenamento.

Localização estratégica

Os galpões logísticos terceirizados são construídos em regiões estratégicas para facilitar o recebimento e distribuição de mercadorias. Como a agilidade e qualidade nas entregas é cada vez mais prezada em negociações B2B e pelo consumidor final, contar com um espaço próximo à vias de acesso à rodovias pode ser um grande diferencial.

O transporte de produtos – seja insumos, matérias-primas ou mercadorias prontas – passa a se tornar muito mais otimizado, trazendo diversos benefícios extras, como: planejamento de rotas mais eficientes, redução no tempo de entrega e diminuição nos custos de transporte.

Fácil implantação

Diferente da construção de um galpão próprio, o aluguel de galpão permite que as empresas contem com um espaço pronto e adequado para ser utilizado. Após a assinatura do contrato, todas as operações de estoque e distribuição já podem ser implantadas no espaço.

A fácil implantação das operações permite que as empresas ganhem mais agilidade e competitividade, focando totalmente no core business do negócio e deixando a responsabilidade de manutenção, segurança e outras atividades secundárias sob a responsabilidade da empresa contratada.

Está em busca de galpão logístico para sua empresa? A Sindi Investimentos possui um condomínio logístico misto, com diversos galpões ideais para o armazenamento de produtos secos e frigorificados.

Com localização estratégica próxima às principais vias de escoamento rodoviário da Grande Belo Horizonte e ao novo centro comercial do Contagem, o condomínio logístico oferece com uma infraestrutura moderna com segurança, comodidades, utilidades e serviços para que você tenha uma experiência completa. Conheça melhor e solicite seu orçamento sem compromisso através de nosso Whatsapp.