Por que a cadeia de suprimentos é tão importante para sua empresa?

Cadeia de Suprimentos

Estar à frente dos concorrentes é uma obrigação cada vez maior para quem quer crescer no mercado, seja ele qual for. Com a competitividade tão alta, pequenos detalhes podem fazer a diferença na percepção dos consumidores. E é exatamente aí que entra a importância da cadeia de suprimentos na atuação de uma empresa.

Se você não sabe o que é uma cadeia de suprimentos, está na hora de mudar isso e fazer o melhor para a sua produção. No texto que você lerá em seguida, nós falamos tudo sobre a cadeia de suprimentos, os processos que a compõem e por que ela é tão importante. Saiba mais abaixo!

O que é cadeia de suprimentos?

Basicamente, cadeia de suprimentos é um sistema que inclui todos os processos de uma empresa. E, quando falamos em todos os processos, queremos dizer todos mesmo: desde o manuseio da matéria-prima até a entrega do produto final ao consumidor. É uma rede que reúne todos os colaboradores e atividades para que haja ordem na atuação.

A cadeia de suprimentos visa organizar todos os passos da operação de uma empresa para que tudo seja feito conforme o planejado. É preciso, portanto, ter o controle de cada um dos procedimentos e — vale lembrar — saber o que fazer no caso de imprevistos.

A gestão da cadeia de suprimentos é mais importante do que você imagina. Entre outros fatores, é esta gestão, que é uma das maiores obrigações de qualquer empreendedor, que garante o sucesso ou promove o fracasso de uma empresa.

É válido ressaltar também que, ainda que o nome sugira que elas sejam “coisa de empresas grandes”, a cadeia de suprimentos está presente em companhias de todos os tamanhos. A única diferença é a quantidade de processos envolvidos. Mesmo que você seja dono de um pequeno negócio, ter uma cadeia de suprimentos bem organizada continua sendo de suma importância.

Componentes básicos de uma cadeia de suprimentos

Para facilitar o entendimento do básico que deve estar presente em uma gestão de cadeia de suprimentos, listamos em seguida os pontos principais e algumas perguntas sobre cada um deles que devem ter respostas muito bem definidas para que a organização seja efetiva. Acompanhe:

Produção

O que quero produzir? Quanto quero produzir? Tenho mercado para isso? Produzirei tudo por aqui ou irei terceirizar algum processo?

Fornecedores

Quais são as matérias-primas da minha produção? Quem pode fornecê-las para mim? Qual fornecedor é mais eficiente? Mais econômico? Quem entrega mais rápido? Quem fornece o produto de mais qualidade?

Estoque e localização

Estoque grande com alta capacidade de atendimento porém alto custo de manutenção? Um estoque reduzido com amplitude menor mas um custo menos elevado? Ou então nenhum estoque, sem custo mas capacidade de atendimento zero? Localização estratégica para as entregas? Ou em um local menos valorizado e mais barato?

Transporte

Tenho uma frota de caminhões? Seria interessante ter? Minhas rotas de entrega são muito bem definidas e otimizadas?

É preciso ressaltar que você já pode ter tudo isso definido. Afinal, muito do que falamos faz parte dos primeiros processos de novas empresas. Mas o importante aqui é colocar tudo no papel e ter o controle de todas as ações para que a efetividade no geral seja garantida e maiores problemas sejam evitados com certa tranquilidade.

Se você respondeu a todas as perguntas e suas respostas te deixaram satisfeitos, ótimo! O primeiro passo já foi dado. Resta entender agora por que a cadeia de suprimentos tem uma importância tão grande, quais são seus benefícios e, finalmente, colocá-la em prática.

Por que ela é tão importante?

Como você pôde ver através de tudo que falamos anteriormente, a cadeia de suprimentos é o que irá definir a velocidade e a eficiência da sua produção, a satisfação dos clientes e, consequentemente, seus lucros.

Isso porque ela permite que todos os setores da produção de uma empresa se comuniquem e saibam exatamente o que está acontecendo desde o começo até o final do processo, algo que permite que eles trabalhem organizada e estruturadamente. A diminuição de falhas e o aumento da efetividade aumentam o valor da sua marca e satisfazem o cliente que, por sua vez, recebe um produto melhor mais rapidamente.

Além disso, ela, quando bem organizada, ainda traz outros benefícios secundários para as empresas que a põem em prática. Entre eles, podemos citar o aperfeiçoamento da logística, a redução de custos operacionais, produções mais otimizadas, maior harmonia no espaço de produção da empresa e um diferencial competitivo.

A cadeia de suprimentos e sua gestão fazem parte do processo de uma empresa e de uma produção bem organizadas, e são indispensáveis para quem quer crescer e ter sucesso em um mercado cada vez mais competitivo. Conhecer esta cadeia e ter a consciência de olhar para ela com cuidado é um diferencial que pode fazer sua empresa se destacar.

Gostou do nosso conteúdo? Siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn para receber mais conteúdos como este!