O surgimento de novas tecnologias redefiniu a dinâmica de gestão dos processos logísticos, permitindo que os profissionais pudessem dar maior dinamismo às operações, fazendo com que elas fossem conduzidas com maior celeridade e precisão. Pensando nisso, o Business Intelligence (BI) surge como eixo fundamental para agregar eficiência operacional nas organizações.
O BI é uma estratégia que consegue, não só aumentar a precisão para implementar as atividades, mas agregar diferencial competitivo para as empresas no mercado, viabilizando assim um crescimento sustentável..
Para o gestor que não abre mão de contar com novos insumos tecnológicos, o Business Intelligence é o mecanismo ideal e hoje nós vamos trazer mais detalhes sobre esse conceito. Desejamos uma ótima leitura!
O que ele é Business Intelligence?
Estamos falando de um grupo composto por várias tecnologias e ferramentas que possibilita às organizações coletar e analisar dados que vão permitir extrair indicadores essenciais para nortear tomadas de decisões que impactam nos rumos do negócio.
Pensando sob a ótica da cadeia de suprimentos, o Business Intelligence é o mecanismo que vai fazer com que dados consigam dar embasamento para ações estratégicas que vão viabilizar o desenvolvimento das organizações.
Como o Business Intelligence se aplica na logística?
Imagine que você é um gestor de uma plataforma de e-commerce e aí, por meio da extração de relatórios, é perceptível que o nível de experiência do cliente está caindo, em função do aumento no número de reclamações em relação a atraso nas entregas, extravios e envio de produtos danificados.
A partir daí, é montado um grupo de trabalho para analisar o que está acontecendo e, a partir desse estudo, na gestão de estoque são constatadas falhas no que se refere a organização do estoque.
Portanto, a partir desse indicador, é possível nortear algumas ações a capacitação da equipe para gerenciar a entrada e saída de produtos, contratação de tecnologias para monitoramento em relação a entrada, armazenamento e entrega de mercadorias, entre outras ações.
Quais as vantagens do Business Intelligence para a cadeia de suprimentos?
A implementação do BI traz uma série de vantagens para as organizações. Confira alguns dos principais benefícios!
- Possibilidade de tomar decisões com base em dados precisos e confiáveis, não dando margem para uma gestão de processos que se paute por achismos ou indicadores incorretos;
- Monitoramento em tempo real de KPIs previamente estabelecidos que consegue ajudar a empresa a mapear o volume de pedidos entregues, quantos estão sendo enviados no prazo, quais itens tem maior saída, entre outros dados;
- Possibilidade de se antecipar a possíveis problemas, por meio de um mapeamento prévio de cenários, que permite tomar decisões rápidas e estratégicas.
Quais tecnologias com base em Business Intelligence se aplicam a logística?
Agora que você já sabe como o Business Intelligence faz toda a diferença na estratégia de uma organização, é fundamental saber quais ferramentas ajudam o BI a ganhar vida dentro das organizações.
Pensando nisso, na sequência está uma lista de mecanismos que estão mudando a forma de gerir os processos logísticos. Confira!
Rotas inteligentes
A visualização das operações logísticas em tempo real não é mais um diferencial competitivo, mas sim uma necessidade que não deve ser ignorada. Portanto, o gerenciamento do deslocamento dos veículos durante o processo de entrega dos produtos é fundamental.
Neste contexto, o planejamento de rotas ajuda a otimizar o escoamento de produtos fazendo com que, não só as entregas cheguem com rapidez, mas contribuindo assim para a redução de custos com manutenção de frotas.
Refinamento de dados
A implementação de uma estrutura de Big Data permite mapear dados estratégicos, que podem solidificar a tomada de decisões com base em dados precisos, permitindo inclusive antecipar tendências de mercado.
O uso das técnicas de Business Intelligence nesse contexto ajudam a viabilizar um crescimento sustentável para as organizações.
Relatórios estratégicos
Os painéis de monitoramento usados pelas ferramentas de Business Intelligence permitem visualizar de maneira clara e intuitiva os principais indicadores da companhia.
A proposta da tecnologia é tornar fácil enxergar dados importantes, como volume de estoque mensal, quantitativo de vendas em determinado período, quais os produtos que venderam mais, entre outros dados.
Com um olhar mais estratégico para as informações, o gestor consegue visualizar de maneira macro todas as etapas que contemplam a cadeia de suprimentos.
Sistemas integrados
A aplicação de mecanismos conectados como Warehouse Management System ( WMS) e Transportation Management System (TMS), ajudam a promover a geração automática de relatórios em determinado período.
Além de dar maior celeridade ao processo, os mecanismos aumentam a eficiência e melhoram a visualização dos indicadores de desempenho.
Como gerir o Business Intelligence nas empresas?
O primeiro passo para a empresa é compreender quais são suas reais necessidades, considerando o formato do negócio e quais indicadores devem ser acompanhados no dia a dia.
Além disso, se a gestão interna dos processos logísticos é um desafio no seu negócio, o ideal é terceirizar esse tipo de demanda para profissionais especializados no assunto.
Nossa equipe da Sindi Investimentos tem sólida expertise em gerenciar galpões logísticos, otimizando toda a cadeia de suprimentos, com o objetivo de potencializar a experiência do cliente.
Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre os serviços que oferecemos ao mercado, entre em contato com a gente!