Tipos de paletização e como escolher o melhor para sua operação

paletização

A paletização é uma etapa essencial em muitas operações logísticas e industriais. Ela envolve o arranjo estratégico de produtos em paletes para facilitar o transporte, armazenamento e manuseio. Existem diferentes tipos de paletização, cada um com suas próprias vantagens e adequação a diferentes contextos operacionais.

Conhecer os tipos de paletização e entender qual é o mais adequado para suas operações em estoques e galpões logísticos faz toda a diferença para a redução de custos e maior eficiência nos processos diários. Continue a leitura e saiba mais!

Quais são os tipos de paletização?

A paletização é um método adotado pela grande maioria das empresas e indústrias, mas para obter o máximo proveito, é preciso utilizar o tipo correto. Basicamente, existem quatro tipos de paletização:

Empilhamento em blocos

Nesse processo, os produtos são organizados em camadas sobre paletes de maneira que cada camada seja uma réplica da anterior, formando blocos sólidos e compactos. Essa disposição permite maximizar o espaço disponível no palete, otimizando a capacidade de transporte e armazenamento.

Além disso, o empilhamento em blocos oferece estabilidade estrutural aos produtos durante o manuseio e transporte, garantindo a integridade das mercadorias e facilitando a sua movimentação nos centros de distribuição. Esse modelo é recomendado para indústrias que utilizam a metodologia LIFO (last in, first out – último a entrar, primeiro a sair).

Quadros de armazenagem

São utilizados frames móveis que podem ir até o teto do armazém e os paletes são colocados sobre eles, proporcionando compartimentos individuais para cada produto ou grupo de produtos. Esses compartimentos ajudam a manter a integridade das mercadorias durante o armazenamento, reduzindo o risco de danos ou perdas.

Além disso, a paletização com quadros de armazenagem permite uma melhor utilização do espaço disponível nos paletes, maximizando a capacidade de carga e facilitando o acesso às mercadorias para fins de inventário ou seleção de pedidos. Essa técnica é particularmente útil em ambientes logísticos onde é necessário lidar com uma variedade de produtos com tamanhos e formas diferentes, oferecendo uma solução flexível e adaptável às necessidades específicas de cada operação.

Estantes convencionais

Na paletização em estantes convencionais os paletes são colocados em estantes projetadas especificamente para suportar o peso e as dimensões das cargas. Essas estantes são tipicamente compostas por prateleiras ajustáveis em altura, permitindo a adaptação do espaço de armazenamento conforme necessário.

Os paletes são dispostos em cada nível das estantes, proporcionando acesso direto a cada unidade de carga. Esse método é eficiente para organizar estoques de produtos variados e facilita a localização e retirada de mercadorias durante o processo de picking. Além disso, a paletização em estantes convencionais maximiza o uso do espaço vertical no armazém, otimizando a capacidade de armazenamento e permitindo uma melhor gestão do estoque.

Estantes de dupla profundidade

Nesse método, as estantes são configuradas de forma a permitir que os paletes sejam armazenados em duas fileiras, uma atrás da outra. Isso significa que cada nível de estante pode conter dois paletes, aumentando significativamente a capacidade de armazenamento sem expandir a área ocupada no chão do armazém.

Essa abordagem é interessante para empresas que lidam com grandes volumes de mercadorias e buscam maximizar a eficiência do espaço disponível. Pode ser combinada com sistemas de movimentação, como empilhadeiras de alcance duplo e transpaleteiras para facilitar o acesso aos paletes localizados na segunda fileira, garantindo uma gestão eficiente do estoque e agilizando as operações de armazenamento e retirada de mercadorias.

Como escolher o melhor tipo de paletização?

A escolha da paletização vai depender do seu segmento, dos tipos de produtos a serem armazenados e das suas necessidades particulares. De maneira geral, ao selecionar o tipo de paletização mais adequado para sua operação, leve em consideração os seguintes fatores:

Tipo de produto: considere a forma, o tamanho e a fragilidade dos produtos que serão paletizados. Alguns métodos podem ser mais adequados para certos tipos de produtos do que outros.

Volume e velocidade de produção: se sua operação tem um alto volume de produção, a automação pode ser a melhor escolha para garantir eficiência e produtividade.

Espaço e layout da instalação: avalie o espaço disponível no galpão de armazenamento e como os diferentes métodos de paletização se encaixam nesse espaço. Métodos manuais podem ser mais flexíveis em termos de layout, enquanto sistemas automatizados podem exigir mais espaço.

Custo e retorno do investimento: considere o investimento inicial e os custos operacionais associados a cada método de paletização. Uma análise de retorno do investimento pode ajudar a determinar qual método oferece a melhor relação custo-benefício para sua operação.

Quer acompanhar mais dicas, novidades e conteúdos sobre logística? Acompanhe nosso Instagram e Facebook para ficar por dentro de todas as atualizações.